sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bom Gosto...

Bom gosto é algo que se discute. No entanto, ao contrário do que é creditado por todos, o Bom gosto não é objeto de todos.

A medicina não é objeto de todos: somente o médico, aquele que estudou a medicina é que possui propriedade para falar sobre ela. Assim como somente os advogados e juristas possuem gabarito para discursar sobre as leis e afins.

Porque então o "Bom gosto" ou a "Estética" seriam um bem comum? E quem seriam os responsáveis por liderar um debate sobre um tópico considerado subjetivo? Bom, cada especialista com a sua área. Sobre a arte, temos os artistas plasticos, sobre a música, temos os músicos e compositores, sobre poesia, temos os escritores e por aí vai. A arte deve ser discutida pelos artistas e não pelas pessoas comuns.

Claro, nós temos o direito de gostar disso e daquilo. Mas cabe ao nosso bom senso confessar que nem sempre temos propriedade suficiente para dizer o que é melhor ou pior.

Um comentário:

  1. eu tava ouvindo agora, quando entrei no blog, a adriana calcanhotto me contar que não gostava do bom gosto. solipsimo. arrá.

    ResponderExcluir