quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pensamento sobre o Belo

O conceito de beleza na filosofia antiga refere-se à uma aproximação com a essência do ser. Aquilo que faz com que algo se aproxime genuinamente da sua forma. A este ramo da filosofia damos o nome de estética. Ao longo dos milhares de anos, parece-me que este conceito de beleza tornou-se meramente superficial. A beleza continua a ter sua referência com a perfeição, mas perdeu-se o sentido da forma.

Uma exemplificação disso é ouvirmos a coloquial expressão "Fulano tem bom gosto". Esta expressão nos faz entender que o sujeito em questão sabe fazer boas escolhas no âmbito estético, seja de determinado segmento como música, moda, arte, etc... Ou simplesmente de maneira geral. Dizer que alguém tem "bom gosto", significa que dentre as escolhas que aquela pessoa faz ela consegue selecionar aquelas opções que genuinamente se aproximam mais com a beleza. A perfeição.

Certo? Bom, como eu havia mencionado, a conceituação ficara um pouco aquém do esperado.

Em certa ocasião, num bar local discutia com alguns amigos o caráter sob o qual alguns músicos eram escolhidos melhores do que outros. O argumento que mais me incomodou naquele momento é que, de todos ali sentados nenhum de nós tinha qualquer noção, mínima que fosse de teoria musical, do que vem a ser música e como é feita. Nossa experiência musical resume-se aos cds que compramos e ouvimos. No entanto, estávamos todos respaldados pela máxima "gosto não se discute". Ora, não mesmo?


(to be continued)

Nenhum comentário:

Postar um comentário