segunda-feira, 26 de julho de 2010

Teoria do Orkut

A Teoria do Orkut é uma ideia que me ocorreu em uma dessas noites de divagação por orkuts alheios. Blogs, Twitter, Facebook e orkut, enfim, sites de relacionamento tornaram-se diários pessoais da vida alheia. As pessoas depositam neles pequenos pedaços de suas vidas reais e, as vezes, até muito mais do que se imagina.

Os albúns fotográficos desses sites tornaram-se, portanto, depósitos de memória e momentos pessoais que as pessoas postam para compartilharem com o mundo ou apenas para que tenham um local de fácil acesso para espiarem o passado quando sentirem necessidade. Recordações de festas, momentos singulares, pessoas, lugares, trabalhos, ideias, todas as recordações possíveis são colocadas nos albúns do orkut. É a maneira mais eficiente de se rememorar. Aquilo que importa, está guardado.

Bom, se são nesses albúns que as pessoas guardam suas lembranças, você já se perguntou se você é alguém que vale a pena ser lembrado?  É um exercício simples para saber se você tem moral com os amigos ou não: basta ir nos albúns de seus contatos e ver em quantos deles você aparece. Mas não basta apenas aparecer como figurante, é preciso ter algum indicativo que você deveria estar lá. É impressionante como pessoas que possuem 500 contatos no orkut, não aparecem nem em pelo menos 15 albúns. Enquanto que outras são citadas, comentadas e postadas.


Um comentário:

  1. verdade cara... interessante seu ponto de vista. Concordo e me identifico

    ResponderExcluir